Henko Partners entra no capital da Quadrante para acelerar aquisições

O comunicado não detalha o valor do investimento feito pelo fundo, mas o Jornal Económico sabe que adquire uma participação de 49,5% na consultora. A Quadrante será uma plataforma de crescimento através de aquisições. O CEO e a equipa executiva da Quadrante vão manter-se.

A consultora portuguesa de engenharia, arquitetura, ambiente e sustentabilidade, Quadrante, tem um novo acionista, o fundo de private equity, Henko Partners.

Nuno Costa continuará como CEO e a equipa atual mantém-se na Comissão Executiva.

O comunicado não detalha o valor do investimento feito pelo fundo, mas o Jornal Económico sabe que adquire uma participação de 49,5% na consultora.

O novo investidor Henko Partners entrou no capital da Quadrante com o objetivo de apoiar o seu crescimento internacional e acelerar a concentração do sector.

A Henko Partners é um fundo ibérico de private equity com investidores internacionais, que se dedica a apoiar empresas espanholas e portuguesas no seu crescimento internacional, especialmente em setores com tendência de expansão a longo-prazo.

A Henko Partners diz em comunicado que investiu na Quadrante com o objetivo de criação de uma plataforma de consultoria em Energia, Sustentabilidade e Infraestruturas Críticas, com vista a impulsionar o seu crescimento internacional para mercados desenvolvidos, posicionando a empresa como líder e uma referência a nível europeu.

“A entrada do novo acionista estratégico permitirá acelerar a concretização da estratégia da Quadrante, nomeadamente a expansão internacional para mercados desenvolvidos, através de uma política de aquisição de outras empresas”, refere o comunicado que adianta ainda que a Quadrante vai privilegiar os mercados de Espanha, Brasil e pretende também entrar no mercado dos EUA. “Esta estratégia permitirá ainda à Quadrante duplicar as receitas nos próximos quatro anos (2024-2028) e aumentar o número de colaboradores para 1.200”, refere a empresa.

Isto é, o novo investidor permite acelerar estratégia de crescimento internacional da consultora para mercados desenvolvidos, através de aquisição de outras empresas.

Os acionistas da Quadrante e da Henko Partners unem forças para posicionar a Quadrante como uma empresa de engenharia líder centrada na sustentabilidade.

“A Quadrante é a maior consultora portuguesas em engenharia, arquitetura, ambiente e sustentabilidade, trabalhando sobretudo com clientes internacionais. Tem hoje uma equipa de 450 colaboradores, vendas de 47 milhões de euros, escritórios em três continentes (Europa, África e América Latina) e desenvolve projetos em diversas áreas de atividade: construção, transportes, indústria e energia, água e resíduos, ambiente, cidades, aeroportos e supervisão de projetos de construção”, lê-se no comunicado.

A consultor destaca que a descarbonização da economia exige mudanças no ‘mix’ de energia, com o reforço da eletrificação da economia; a adaptação de processos na indústria e na agricultura; o aumento da eficiência energética; a utilização de processos de economia circular; e o desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono.

Desta forma, a Quadrante vai focar-se em projetos relacionados com a Energia, Mobilidade e Cidades Sustentáveis, “reforçando o seu compromisso com a Sustentabilidade e o seu alinhamento com as tendências de transformação da economia”.

“O investimento da Henko permitir-nos-á aceder a outros mercados, expandindo a presença na Europa e entrando no mercado dos EUA, nomeadamente através da aquisição de outras empresas que acrescentem valor aos serviços prestados pela Quadrante, afirma na nota
Nuno Costa, CEO da Quadrante.

“Adicionalmente, aumentará a nossa capacidade de investimento, em áreas como a digitalização, formação de recursos humanos e participação em projetos de maior escala e impacto. Prevemos, com este apoio, que a Quadrante duplique as receitas nos próximos quatro anos (2024-2028)”, acrescenta.

Lars Becker, da Henko Partners, defende que “o setor da Energia e Infraestruturas Críticas continuará a crescer e é urgente acoplar-lhe a vertente de sustentabilidade, que a Quadrante tem bem presente no seu propósito e nos projetos em que se insere”.

“A empresa está bem posicionada para acompanhar os seus clientes na sua transição e estratégias sustentáveis, não só pelos serviços que presta, mas também pelos recursos humanos altamente qualificados”, conclui.

Fonte: Jornal Económico