Programa Nacional de Irrigação (PNI)

scrolldown

Tipo

Hidráulica

Local

Moçambique

Estado

Concluído

Ano

2015

Cliente

Ministério da Agricultura – INIR – Instituto Nacional de Irrigação

Programa Nacional de Irrigação (PNI)

O desenvolvimento do Programa Nacional de Irrigação (PNI) incluiu:

- Relatório Inicial;

- Um inventário e mapeamento detalhados dos projetos de irrigação existentes, terra infraestruturada e áreas potenciais de irrigação com base em abordagens das bacias hidrográficas e corredores de desenvolvimento;

- Uma base de dados detalhada;

- O Programa Nacional de Irrigação (PNI) com foco em cenários de desenvolvimento da irrigação, incluindo um quadro de investimento adequado e um plano de ação;

- E as necessidades / planos de desenvolvimento Institucional para o Instituto Nacional de Irrigação (INIR), incluindo um quadro regulamentar para o subsector de irrigação.

O desenvolvimento do PNI seguiu três fases:

Fase 1

Identificação das áreas de irrigação existentes, bem como as áreas dotadas de infraestrutura, tendo as informações sido inseridas num Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Identificação das áreas de irrigação, tendo sido excluídas as áreas que não estão disponíveis para o desenvolvimento agrícola (florestas, áreas de conservação, áreas industriais, etc.).

Para as áreas disponíveis os solos foram analisados na sua adequação para a agricultura irrigada.

Fase 2

Desenvolvimento do Programa Nacional de Irrigação, subdividido em quatro subfases:

- Priorização das áreas de irrigação (análise multicritérios com consideração de critérios técnicos, critérios socioeconómicos e critérios ambientais;

- Desenvolvimento de cenários;

- Definição do quadro de pré-investimento;

- Formulação do plano de ação;

Fase 3

Identificação das necessidades institucionais e do Plano de Desenvolvimento Institucional para o INIR incluindo um quadro regulador para o subsetor da irrigação.

Os serviços desenvolvidos envolveram várias especialidades tais como: agronomia, irrigação, hidráulica, hidrologia e recursos hídricos, economia, desenvolvimento institucional, ambiente e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

O projeto foi financiado pelo Banco Mundial / IDA.