Quadrante adquire brasileira Ambconsult

A Quadrante, empresa especializada na consultoria em engenharia e arquitetura, adquiriu 98% do capital da Ambconsult, empresa brasileira que se destaca pela sua atuação nas áreas da engenharia de sistemas de tratamento e depósito de resíduos sólidos.

Pedro Moniz, Country Manager da Quadrante, no Brasil, refere, citado por comunicado da compradora, que “esta aquisição marca um momento crucial na jornada da Quadrante no sentido de reforçar o seu posicionamento no mercado da América do Sul através de soluções sustentáveis para o meio ambiente”.

Com a Ambconsult, a Quadrante encontra-se agora “ainda mais capacitada para projetar e desenvolver infraestruturas de tratamento e processamento de resíduos sólidos, com destaque para os resíduos urbanos, de maneira cada vez mais eficiente e inovadora”, refere o documento.

A empresa agora adquirida vem complementar a atividade além-fronteiras da Quadrante, que está já presente em países como Brasil, Chile, Argélia, Gana, Angola e Moçambique. “A união das duas consultoras será mais uma forma de cimentar e projetar a engenharia portuguesa internacionalmente”, reforça Pedro Moniz.

Segundo Abílio Castro, responsável pela unidade de negócio de Infraestruturas Hidráulicas da Quadrante, “a crescente urbanização e a necessidade de melhorar as condições de vida das populações tornam ainda mais evidente a importância da atuação da Quadrante em soluções ambientais para o tratamento de resíduos urbanos”.

A visão estratégica do grupo português passa por reforçar a capacidade de desenvolver planeamento e projetos de infraestruturas de tratamento e/ou processamento de resíduos sólidos urbanos. “Estamos muito satisfeitos com esta nova fase da nossa caminhada e acreditamos que a união com a Ambconsult permitirá à Quadrante continuar a transformar o mundo positivamente”, reforça Abílio Castro.

Cyro Bernardes Jr, atual sócio diretor da Ambconsult, com mais de 40 anos de experiência no sector, comenta: “esta parceria representa uma grande mudança de paradigma para a empresa, mantendo a sua marca de excelência e inovação na área de ambiental, e principalmente em projetos na área de resíduos sólidos, onde atendemos as principais empresas do ramo no Brasil. Era claro para nós a necessidade de ampliar a nossa atuação, tanto no país como no exterior, mas mantendo esta tradição do trabalho Ambconsult. Esta aquisição vem com a continuidade do foco em excelência e inovação, características do grupo Quadrante, e dará impulso à Ambconsult para um crescimento tanto no mercado brasileiro como no exterior, principalmente na América Latina e África.”

A Ambconsult será uma plataforma de crescimento por via orgânica ou por via de outras aquisições, com o objetivo de reforçar o trajeto da empresa no sentido de se tornar um relevante player global em soluções ambientais sustentáveis.

Fundada em 1998 por João Silveira Costa, Nuno Pais Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa, a Quadrante é atualmente um grupo de empresas que conta com escritórios em três continentes (Europa, África e América Latina) e atua em sete unidades de negócio: Transports Infrastructures, Energy and Industry, Buildings and Urban Development, Waste and Water Utilities, Environment, Airports and Construction Management and Supervision.

Fonte: Jornal Económico