Grupo Quadrante ganha projeto de Infraestruturas Hidráulicas na Tanzânia

<p>Projetos de drenagem e saneamento urbano da cidade de Tanga</p>

Projetos de drenagem e saneamento urbano da cidade de Tanga

O Grupo Quadrante, em consórcio, é responsável pelos projetos de drenagem e saneamento urbano da cidade de Tanga

O Grupo Quadrante, em consórcio, é responsável pelos projetos dos sistemas de Drenagem e Saneamento Urbano da Cidade de Tanga, no Nordeste da Tanzânia. Financiada pelo Banco Mundial, trata-se de uma obra para o horizonte dos próximos 20 anos e que abrange uma área de 500 km2, beneficiando uma população de 400 mil habitantes.

“A cidade de Tanga é afetada por cheias”, explica Abílio Castro, responsável pela área de Water Utilities do Grupo Quadrante, acrescentando que “O sistema de saneamento comporta apenas 9% da população e apresenta um tratamento muito limitado, com descargas diretamente no Oceano Índico.

O Grupo Quadrante assume-se como um parceiro do City Council de Tanga para combater as inundações da cidade, com intervenções na remodelação das infraestruturas existentes e implementação de novas soluções para o Sistema de Drenagem. O projeto inclui cerca de 60 km de novos canais e um conjunto de bacias de retenção, potenciando uma melhoria significativa na vida das populações e com um impacto ambiental muito positivo.”

Os serviços do consórcio incluem a análise preliminar de infraestruturas existentes; análise hidrológica e climática, incluindo a influência das alterações climáticas; desenvolvimento do plano de drenagem e saneamento; projeto conceptual das novas infraestruturas propostas; análise do impacto técnico e económico das intervenções; estudo institucional e de impacto ambiental e social; e desenvolvimento dos termos de referência do projeto de execução e construção.

Abílio Castro

O projeto potencia uma melhoria significativa na vida das populações e com um impacto ambiental muito positivo.

 

 

O Grupo Quadrante tem uma forte presença internacional, com um extenso portfólio no desenvolvimento de grandes infraestruturas hidráulicas em África, mas também na Europa e na América Latina. São exemplos os projetos de drenagem de águas pluviais de Dar es Salaam na Tanzânia; o Sistema de redes de abastecimento de Água Potável, Residual e pluvial das novas cidades de Hassi Messaoud e Sidi Abdelah na Argélia; o Plano Estratégico de Saneamento de Mocimboa da Praia e Ilha de Moçambique em Moçambique; as Infraestruturas de Abastecimento e Tratamento de Água do Sumbe e o Plano Geral para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos do Rio Zambeze. Entre os projetos mais recentes realizados em Portugal destacam-se os Projetos de Redes de Água da Cidade de Lisboa e o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Porto e concelhos da área Norte.

 

Fonte: Magazine Imobiliário

 

Sobre a Quadrante

Fundada em 1998, pelos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa a Quadrante é hoje um grupo de empresas de consultoria em Engenharia e Arquitetura, que tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de Projeto e Consultoria incluindo Project Management, Arquitetura, Estruturas, Estruturas Especiais e Industriais, Geotecnia, AVAC, IESC, Alta Tensão e Energia, Hidráulica, Vias e Vias Urbanas, Ambiente e BIM. Para além de possuir uma posição destacada e de elevada importância no mercado nacional, é vista como uma referência no setor onde atua e tem crescido de forma constante e sustentada. Atualmente desenvolve atividade mundialmente, contando com escritórios em três continentes (Europa, África e América Latina) e atua em 8 áreas: Buildings, Transports, Industry and Energy, Water Utilities, Construction Management and Supervision, Environment, Airports, Cities.