Presença sólida no mercado argelino

Com uma equipa de aproximadamente 170 colaboradores, o Grupo QUADRANTE é uma empresa global de serviços de consultoria em engenharia e arquitetura, com operações regulares e sustentadas em África e na América Latina, contando com escritórios permanentes em Angola, Argélia, Brasil, Chile, França, Gana, Moçambique, Peru, Reino Unido e Roménia. O Grupo opera no mercado argelino desde 2012, onde tem contribuído para a realização de projetos de relevante interesse para o país.

Instalado desde 2012 e marcando presença constante desde então, o Grupo QUADRANTE tem vindo a desenvolver consultoria de engenharia e arquitetura na Argélia. De forma isolada ou constituindo-se em agrupamento com importantes gabinetes de projeto portugueses ou locais, tem contribuído para a realização de projetos de relevante interesse nacional, muitos deles em fase de realização ou mesmo concluídos, como o Hotel CET de Tipaza para a Entreprise General de Tourisme do Grupo HTT, o viaduto de Ghar El Bez RN 43 em Jijel para a SAPTA, o Sistema de Recolha e Tratamento de Águas Industriais do Terminal Maríti-mo de Bejaia para a SONATRACH ou as infraestruturas para as novas cida-des de Hassi Messaoud e Sidi Abdellah para a COSIDER Travaux Publics.

A marca QUADRANTE é também um player respeitado junto das principais empresas privadas, sejam subsidiárias de multinacionais como o Groupe CFAO, a Efacec ou a Siemens ou as principais empresas locais, referências nacionais em alguns dos setores como do Retail.

Tendo em conta o enorme potencial da Argélia – o mais extenso dos países do enorme continente africano, com imensos recursos naturais, numa localização geográfica invejável e com uma população extremamente jovem –, onde continua a haver mui-to a fazer em termos de infraestrutu-ras e obras públicas, a estratégia nes-te mercado sempre passou por uma perspetiva de longo prazo. É verdade que, neste último ano, a crise política tenha dado origem a um movimen-to social sem precedentes e a atual crise sanitária que grassa por todo o mundo tenha igualmente atingido a região, perspetivando-se graves con-sequências económicas e financeiras motivadas pela baixa do valor do petróleo nos mercados internacionais, neste país, onde o setor dos hidrocarbonetos representa mais de 95 por cento das receitas de exportação.

São, portanto, enormes os desafios económicos, sociais e políticos que a Argélia tem que enfrentar nos próxi-mos tempos. Mas acredita-se no po-tencial do país: não só no setor dos hi-drocarbonetos que, todavia, irá manter ainda um papel decisivo na economia mundial, mas também nas energias al-ternativas, no turismo e na agricultura, recursos pouco explorados que serão verdadeiras alternativas a desenvolver.

Neste sentido e com a resiliência que lhe é intrínseca, a QUADRANTE continua a acompanhar de perto os seus clientes, respondendo às suas necessidades e mantendo-se atenta a novas oportunidades que seguramente surgirão.

 

Por Carlos Barbosa Dias - Country Manager do Grupo Quadrante na Argélia, para a revista Portugal Global da AICEP.