Reabilitação de Passagem Hidráulica em Loures

O presente projeto refere-se à reabilitação da passagem hidráulica (PH) situada na Praceta Luís de Camões na Ribeira da Apelação, freguesia da Apelação, concelho de Loures. O objetivo do mesmo foi verificar a capacidade hidráulica e estrutural da PH e elaborar o dimensionamento da sua estabilização.

 

CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ACTUAL

A estrutura da passagem hidráulica atual é composta por 2 tubos circulares em betão com Ø1,50m de diâmetro interno comcerca de 30,5m de extensão. Os tubos estão situados no talvegue do leito natural da ribeira da Apelação, tendo sido aterrados com cerca de 5m de recobrimento de terras.

Os tubos que materializam a passagem hidráulica encontram-se em acentuado estado de degradação. A generalidade dos módulos pré-fabricados apresentam-se em rotura em várias secções, denotando que uma classe de resistência dos tubos pré-fabricados inferior à adequada para as solicitações a que estão sujeitos. Apesar disso, os tubos ainda mantêm uma configuração circular, ligeiramente ovalizada em alguns módulos, possivelmente pela redistribuição de tensões no aterro por efeito arco. Contudo, esta situação promove a continuidade dos assentamentos do aterro através da perda de finos arrastados pela percolação de água pelas juntas e pelas linhas de rotura. Caso algum módulo instabilize e colapse, rapidamente todo aterro pode assentar bruscamente.

 

SOLUÇÃO PRECONIZADA

De acordo com o Estudo Hidrológico e Hidráulico realizado, uma diminuição da secção de vazão atual em 20cm no diâmetro da passagem hidráulica traria uma elevação do nível de cheia a montante, com consequente aumento da área inundada.

Por outro lado, os resultados da campanha geotécnica realizada revelaram solos muito deformáveis sob a passagem hidráulica.

Assim, preconizou-se a substituição integral da PH existente, através de uma estrutura em box culvert com uma seção de vazão de 2,00m X 3,00m. O facto de a ribeira a montante ser pouco larga (com cerca de 1m de largura) e da necessidade de reduzir o peso sobre a estrutura, optou-se por considerar uma secção com maior altura do que largura. Uma maior largura também seria desfavorável em termos volume de escavação e traria maior dificuldade de implantação.

Por forma a garantir que a distribuição uniforme de tensões na fundação da estrutura, preconizou-se uma solução betonada "in situ" em vez de uma solução pré-fabricada. Dessa forma, a estrutura possui uma grande rigidez longitudinal, distribuindo melhor as tensões e minimizando eventuais deformações em zonas da fundação menos resistentes.

A remoção e substituição da PH existente obrigará à remoção de uma altura de terreno variável, até um máximo de 7m. Para materialização da escavação, dada a localização da PH entre uma rodovia e um edifício fundado indiretamente, serão executadas as seguintes soluções:

- Escavação ao abrigo de muro tipo Berlim provisório escorado.

- Escavação ao abrigo de muro tipo Berlim provisório ancorado, nas zonas onde não é possível executar a escavação escorada.

 

Fonte: Revista Anteprojetos