Engenharia Portuguesa enfrenta transformação digital com inovação

Grupo Quadrante celebra 20 anos com experiência inovadora de Realidade Virtual

 

O Grupo Quadrante apresentou recentemente, num evento de comemoração do seu 20º aniversário, uma experiência de Realidade Virtual, que proporcionou aos seus convidados a oportunidade de visitarem obras icónicas do grupo, em ambiente imersivo. A experiência foi o momento para demonstrar a proficiência e desenvolvimento da equipa de BIM - Building Information Modelling, que reforça a vasta experiência do grupo na metodologia de construção virtual e permite uma gestão integrada da informação entre todos os intervenientes.

Para João Costa, responsável pela área de edifícios do grupo QUADRANTE, “temos apostado fortemente no BIM como veículo de criação de valor para todos os seus stakeholders, reconhecendo que a inovação tecnológica é um pilar essencial na valorização das empresas.” O gestor acrescenta que “a aposta no BIM permite estarmos preparados para enfrentar os grandes desafios da transformação digital no setor da construção e sermos diferenciadores nos mercados onde atuamos".

Em comunicado a empresa acrescenta que "A realidade virtual é uma oportunidade para aproximar as pessoas do projeto, tornando viva e autentica a forma como se projeta arquitetura e engenharia, reforçando a integração de especialidades, antecipando potenciais problemas, permitindo a otimização do projeto, reduzindo os custos e o seu tempo de execução".

A Quadrante está, neste momento, a expandir a sua produção de trabalho em BIM além dos edifícios e a desenvolver esforços para fomentar a transformação digital em áreas como os Transportes, a Indústria e a Energia. Num recente comunicado a empresa de engenharia apresentou o projeto do edifício no qual será feito o tratamento e limpeza de lentes do novo Telescópio da European Southern Observatory (ESO), o Extremely Large Telescopes (ELT), localizado no Chile, que contou com o desenvolvimento integral em BIM dos projetos de arquitetura, estruturas e especialidades. A equipa de projeto na qual a QUADRANTE esteve envolvida foi constituída por técnicos da Europa, América do Sul e América do Norte, representando aproximadamente dez nacionalidades diferentes.

 FonteITO Net Things