Engenharia Nacional em Destaque em África do Sul

Grupo Quadrante desenvolve projeto do futuro Centro Comercial Fourways - Joanesburgo

A Quadrante desenvolve o projeto de estruturas do futuro Centro Comercial Fourways Mall, em Joanesburgo, uma obra da Mota – Engil e que marca o arranque dos projetos da empresa nacional naquele mercado.

O projeto do novo centro comercial em África do Sul prevê a construção de uma infraestrutura integralmente pré-fabricada com uma dimensão de 350.000 m2 e a cargo da QUADRANTE ficou o desenvolvimento do projeto de estruturas em conjunto com uma empresa internacional. A solução de pavimentos consistiu em lajes constituídas por pranchas alveolares pré-esforçadas apoiadas em vigas pi com continuidade sobre os pilares. Trata-se da primeira estrutura de grandes dimensões executada com recurso a pré-fabricação naquele mercado, estando por isso a despertar muito interesse junto de outros promotores.

Fourways

"Esta é uma construção exigente, quer pela grande dimensão, mas também pelas condições específicas da obra, executada integral e localmente com elementos pré-fabricados. A experiência da Quadrante foi importante para a sua concretização e qualidade da solução adotada, que é semelhante a outras já desenvolvidas por nós em mercados como o Brasil”, acrescenta João Costa, Administrador e Responsável pela área de edifícios do grupo Quadrante.

Com escritórios nas cidades de Acra, Argel, Luanda e Maputo, a presença da Quadrante no mercado africano está em forte crescimento e representa já aproximadamente 30% da faturação da empresa, destacando-se projetos como o Estádio de Bouaké na Costa do Marfim, o Projecto de Mobilidade Urbana de Maputo em Moçambique, a Subestação Eléctrica de Biskra na Argélia, a Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Geral de Desenvolvimento e Utilização dos Recursos Hídricos do rio Cuanza em Angola ou a Expansão da Rede de Abastecimento de Água Existente da cidade de Sumbe em Angola.

 

Fonte: Jornal Económico

 

Sobre a Quadrante

 

A Quadrante é o maior grupo de serviços de engenharia e arquitetura com capital inteiramente português e presta serviços criativos de engenharia e de elevado valor aos melhores arquitetos, promotores e investidores em ativos imóveis. Integra um Grupo de Consultoria Global, prestando serviços de Projeto, Planeamento e Project Management em todas as áreas da Construção, empregando uma equipa técnica de cerca de 170 colaboradores permanentes, com larga experiência e conhecimentos técnicos em várias áreas de atividade – edifícios, transportes, indústria e energia, ambiente, infraestruturas hidráulicas e aeroportos.

A proposta de Valor do Grupo assenta na prestação de Serviços de Engenharia e Arquitetura para Infraestruturas de complexidade elevada, multidisciplinares, localizados em qualquer parte do Mundo e nos quais a flexibilidade, capacidade de adaptação às condicionantes, e velocidade de entrega (speed of delivery) sejam fatores relevantes.