Ligação Ferroviária ao Porto de Setúbal sofre intervenções

O Grupo Quadrante integra o consórcio responsável pelo desenvolvimento dos estudos que visam a eliminação dos constrangimentos na circulação dos comboios de mercadorias nas estações de Praias-Sado e no Porto de Setúbal. Integrado no âmbito do Plano Estratégico PETI 3+, o projeto tem como objetivo maximizar a operacionalidade da linha e permitir o aumento da capacidade de recepção de comboios, com redução dos custos de operação e reforço da segurança da circulação ferroviária.

Entre os estudos e projetos a cargo do consórcio, incluem-se a alteração de pequenos troços de via na zona de recepção/expedição do Porto de Setúbal, um novo feixe de expedição, a supressão e/ou reclassificação de passagens de nível e a eletrificação das linhas existentes e novas associadas ao transporte ferroviário de mercadorias. O investimento total está estimado em cerca de 17 milhões de euros.

Tiago Costa, administrador e responsável pela área de Transportes do Grupo Quadrante, refere que “a rede ferroviária da Península de Setúbal desempenha um papel primordial no transporte de passageiros e de mercadorias”. Para o responsável, “as ligações proporcionadas pela confluência das linhas do Sul e do Alentejo, ligando os portos de Lisboa, Setúbal e Sines entre si e, futuramente, à rede Europeia, conferem a este subsistema um importante posicionamento estratégico. Além disso, o papel que o Porto de Setúbal desempenha, hoje em dia, na movimentação de mercadorias, exige uma contínua melhoria dos acessos ferroviários”.

Fonte: Transportes em Revista (https://bit.ly/2KX5h82)