Exeo Office Campus – Gare do Oriente

scrolldown

Tipo

Edifícios

Local

Portugal

Estado

Concluído

Ano

2018

Cliente

AVENUE

Exeo Office Campus – Gare do Oriente

O EXEO OFFICE CAMPUS, composto por 3 edifícios de escritórios – AURA, LUMNIA e ECHO – a edificar junto ao Parque das Nações, em Lisboa, é o maior e mais moderno empreendimento de escritórios que está a ser projetado em Portugal, com cerca de 70.000 m² de área de construção acima do solo. A QUADRANTE é responsável por todos os Projetos de Engenharia, incluindo contenção periférica, estruturas, instalações hidráulicas e elétricas, segurança e instalações mecânicas.

O projeto, cuja arquitetura foi desenvolvida por dois gabinetes de renome, inclui, num único espaço, zonas de trabalho e zonas públicas de jardins, comércio, serviços e lazer. Foi concebido de forma a garantir soluções de elevada Sustentabilidade (ambicionando uma certificação LEED Gold), vãos estruturais que permitem espaços amplos, e fachadas que proporcionam uma elevada luminosidade e vistas desafogadas, sem comprometer o conforto térmico e acústico.

Para além destas especificações, destaca-se também a contenção periférica, cuja conceção teve em conta a proximidade do túnel de metro (que chega a estar a 5m de distância da contenção) e os níveis freáticos elevados. Ambas as condicionantes obrigaram a uma conceção estrutural robusta que garante a baixa deformabilidade e um sistema de impermeabilização e drenagem de alta fiabilidade.