Grupo Quadrante desenvolve projeto para a ABB na América do Sul

A QUADRANTE concluiu recentemente o Projeto de uma Subestação Elétrica no continente Sul Americano. Esta Subestação Elétrica GIS (Gas-Insulated Switchgear) 110/13,8 kV está situada na cidade de Santiago, no Chile, tendo como objetivo alimentar um dos maiores datacenter da América do Sul, para uma importante empresa tecnológica.

Segundo Nuno Martins, administrador e responsável pela área de Indústria e Energia da Quadrante, "Este projeto envolveu uma equipa especializada e distingue-se pela sua elevada complexidade técnica devido às exigentes especificações do cliente, ao risco sísmico que caracteriza o Chile e às singulares características dos solos de fundação".

Nuno Martins

Trabalhar no projeto desta Subestação é um marco na nossa empresa.

 

 

A consultora portuguesa de engenharia foi a empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos de Construção Civil e Estruturas Metálicas da Subestação e do ramal de ligação da linha de transmissão entre a subestação e a linha existente – Tap-off. Esta subestação, com uma solução GIS, de 110kV, possui dois transformadores 40/60/75 MVA – 110/23 kV, dois edifícios técnicos e ocupa uma área em planta de aproximadamente 2.000 m2.

Para além do Cliente final, estiveram ainda envolvidas a concessionária da Linha de Transmissão a que a Subestação se ligará, o revisor geral de projeto, e a ABB Chile, como responsável principal pela engenharia da Subestação.

 

FonteJornal Económico